http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2018RBCP0159
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 428 - 432
 

Retalho sural reverso de pedículo fasciossubcutâneo: relato de caso

Reverse sural flap of the fasciosubcutaneous pedicle: a case report

DANIEL NUNES E SILVA1,2,*; MARCELO ROSSETO1,2; AGLIBERTO AUGUSTO BARSAGLINI MARCONDES REZENDE1; ISABELA CARRIJO PESSOA1

Resumo

Introdução: As perdas de substância no terço inferior da perna costumam exigir elaboradas estratégias cirúrgicas para sua reconstrução. Dentre as opções existentes, o uso do retalho sural reverso de pedículo fasciossubcutâneo ou adipofascial reverso, citado na literatura como interessante alternativa, é pouco relatado, se comparado às outras técnicas mais utilizadas. O objetivo deste estudo é apresentar o resultado do tratamento de uma lesão exposta do tendão de Aquiles, realizado com retalho sural reverso de pedículo fasciossubcutâneo, associado à enxertia de pele total no mesmo tempo cirúrgico, discutindo as alternativas técnicas e as vantagens do procedimento.
Relato de caso: A.D., 28 anos, portador de lesão complexa em terço distal da perna, decorrente de evolução desfavorável de procedimento ortopédico de reconstrução do tendão de Aquiles rompido em acidente automobilístico, ocorrido há mais de 30 dias, foi submetido à reconstrução da ferida por meio do retalho sural reverso de pedículo fasciossubcutâneo. A evolução pós-operatória foi favorável, não havendo complicações ou intercorrências.
Conclusão: A técnica relatada apresentou uma boa opção com resultado satisfatório para a cobertura de lesão de terço inferior da perna com exposição do tendão de Aquiles.

 

 

GN1 Genesis Network - 2021 - gn1.com.br