http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0009
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 58 - 64
 

Impacto da mamoplastia estética na autoestima de mulheres de uma capital nordestina

Impact of aesthetic mammoplasty on the self-esteem of women from a northeastern capital

GABRIELA REZENDE SANTOS1; DANTE COSTA DE-ARAÚJO1; CHRISTIAN VASCONCELOS2; ROBERTO AFONSO CHAGAS3; GABRIEL GONÇALVES LOPES1,*; LAURO SETTON1; RICARDO ALVES COSTA1; DÉBORAH PIMENTEL1

Resumo

Introdução: O principal motivo que leva alguém a submeter-se à cirurgia estética é a necessidade de obter aprovação e afeto de outras pessoas, o que, consequentemente, melhora sua autoestima. Este estudo comparou o nível de autoestima entre os diferentes tipos de mamoplastia e mensurou o grau de interferência na autoestima das mulheres submetidas à mamoplastia estética e o nível de satisfação pós-cirúrgico.
Métodos: Estudo prospectivo, longitudinal, analítico, quali-quantitativo com 40 pacientes submetidas à mamoplastia estética primária. Foi utilizada a Escala de Autoestima de Rosenberg e questionamentos sobre aspectos psicossociais no pré e pós-operatório de dois meses. As associações foram avaliadas pelo teste Exato de Fisher. As diferenças de média foram avaliadas por meio da Análise Variância univariada (amostra independente) e bivariada (amostra pareada). O nível de significância foi de 5% e o software utilizado foi o R Core Team 2017.
Resultados: Redução da mama, implante mamário, mastopexia e associação entre mastopexia com implante mamário totalizaram 45%, 30%, 12,5% e 12,5%, respectivamente. A maioria mostrou-se insatisfeita com o corpo no pré-cirúrgico e apontou a mama como maior incômodo. O desejo de elevar a autoestima mostrou-se como a principal motivação entre o grupo. Por fim, foi alto o nível de satisfação pós-cirúrgico entre as pacientes, tendo a cirurgia interferido em aspectos profissionais, pessoais e sexuais.
Conclusão: Houve aumento médio na autoestima das pacientes submetidas à mamoplastia e os três tipos de cirurgia produziram iguais resultados quanto à variação de autoestima.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br