http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0120
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 65 - 66
 

Embolia pulmonar em rinoplastia estética: relato de caso

VIKTOR MONTE ALTO REZENDE1,*; HANNAH ABREU BADARÓ REZENDE3; KLAUS RODRIGUES DE OLIVEIRA2

Resumo

Introdução: O tromboembolismo venoso é um dos principais motivos de preocupação no pós-operatório, sendo a embolia pulmonar a principal causa de óbito. Entretanto, existem escassos estudos acerca da correlação entre esses eventos e a rinoplastia, tornando a recomendação de profilaxia um desafio.
Relato de caso: Paciente masculino, 36 anos, sem relato de comorbidades prévias, apresentou quadro de tromboembolismo pulmonar ao sexto dia do pós-operatório de rinoplastia. Recebeu anticoagulação, com melhora clínica e alta com acompanhamento ambulatorial.
Discussão: O TEP é uma evolução amplamente temida, mas pouco esperada, em rinoplastia estética. De acordo com o Escore de Caprini, o paciente do caso poderia ser classificado como "baixo risco", estando indicada apenas a profilaxia mecânica com o uso de botas pneumáticas.
Conclusão: A rinoplastia é um procedimento cirúrgico de baixo risco; entretanto, a ocorrência de TEP alerta para uma possível correlação, ainda necessitando de estudos mais amplos a este respeito.

 

 

GN1 Genesis Network - 2022 - gn1.com.br