http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0137
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 218 - 227
 

Cirurgia pós-bariátrica: seis cirurgias em dois tempos

Post-Bariatric surgery: six surgeries in two steps

JOSÉ CARLOS DAHER1,*; AMANDA COSTA CAMPOS1; MARCELA CAETANO CAMMAROTA1; BRUNO ESTEVES PEIXOTO1; GABRIEL CAMPELO DOS-SANTOS1; LEONARDO DAVID PIRES BARCELOS1; RONAN CAPUTI SILVA DIAS1; LEONARDO MARTINS COSTA DAHER1

Resumo

Introdução: Redução ponderal conseguida após cirurgia bariátrica pode resultar em deformidades de diversos segmentos corporais. Necessidade da redução das sobras de pele e da remodelação do corpo faz com que a cirurgia do contorno corporal seja procurada por pacientes para melhorar a qualidade de vida. Objetivo do estudo é apresentar a rotina de cirurgia plástica pós-bariátrica do Hospital Daher.
Métodos: Estudo observacional longitudinal retrospectivo. Como rotina, dividimos os procedimentos em duas etapas realizadas em atos operatórios distintos: princípio dos dois andares. Descrevemos a rotina dos cuidados pré, intra e pós-operatório, bem como detalhes das técnicas cirúrgicas. Imagens fotográficas foram analisadas por um avaliador externo.
Resultados: Estudo composto 13 pacientes ex-obesos, média de idade de 44 anos. Seis pacientes foram submetidos a cirurgia do andar inferior e superior e outros 6 apenas do andar inferior. Tempo médio da cirurgia do andar inferior foi de 4 horas e 54 minutos e do andar superior foi de 4 horas e 5 minutos. 92,30% dos pacientes mostraram-se satisfeitos com o resultado. Avaliação externa revelou uma taxa de 92,30% dos casos classificados como bons ou ótimos.
Conclusão: Abdominoplastia circunferencial traz grandes benefícios e as cirurgias complementares são primordiais para um resultado satisfatório. Redução do tempo cirúrgico exige grande sincronização da equipe cirúrgica, permitindo realizar procedimentos combinados por times cirúrgicos trabalhando em compartimentos corporais diferentes, em tempo simultâneo. Resultados satisfatórios obtidos e baixos índices de complicação possibilitam aplicabilidade da nossa rotina em pacientes pós-bariátricos.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br