http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0145
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 274 - 282
 

Injeção de agregados plaquetários no rejuvenescimento facial: uma revisão sistemática

Injection of platelet aggregates in facial rejuvenation: a systematic review

CARMEN LUCIA MUELLER STORRER1,*; CARLA FREHNER ANDRADE1; LUÍS HENRIQUE KOHLER CHAVES1; LETÍCIA MAÍRA WAMBIER1; JULIANA LAROCCA DE-GEUS1; JOÃO CÉZAR ZIELAK1

Resumo

Introdução: Essa revisão sistemática foi conduzida para avaliar se a associação da aplicação da injeção de agregados plaquetários quando comparada a outras terapias faciais favorece no rejuvenescimento facial em pacientes adultos.
Métodos: A pesquisa buscou ensaios clínicos randomizados que compararam uso de técnicas de rejuvenescimento facial isoladas com as mesmas técnicas aliadas à injeção de agregados plaquetários. A busca foi realizada em bases de dados indexadas e literatura cinzenta. A ferramenta de risco de viés da "Cochrane Collaboration" foi aplicada para a avaliação da qualidade dos estudos.
Resultados: Foram identificados 7137 artigos. Apenas quatro estudos permaneceram na síntese qualitativa, e os demais foram considerados com risco indefinido de viés nos domínios chaves.
Conclusão: Existem poucos estudos na literatura que comparam o uso de agregados plaquetários em rejuvenescimento facial e os que estão disponíveis têm risco de viés "indefinido" ou "alto". Há necessidade de realizar mais estudos clínicos bem delineados que comparem o uso de injeção de agregados plaquetários associados ou não às técnicas de rejuvenescimento facial.

 

 

GN1 Genesis Network - 2024 - gn1.com.br